domingo, 28 de outubro de 2007

ESTUDO DIRIGIDO

1-Defina com suas palavras que são temas geradores.
São assuntos que motivem o diálogo e ajuda a despertar o interesse do aluno e motiva a explora, e refletir idéias em sala de aula sobre o meio em que vive, podendo até com ajuda do professor desenvolver um projeto em favor da sociedade.

2-Descreva os dois temas apresentados na seleção dos temas geradores.
Temas cíclicos.
São temas gerados em cima de datas comemorativas que divulgados por meios de comunicações como a tv que atingem diretamente a criança, datas como pascoa, carnaval, etc.

3-Explique cada uma das diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos temas geradores.
1-Permitir sempre a manifestação da curiosidade infantil,.......
O professor deve escolher um tema e deixar que a criança busque o assunto de acordo com seu interesse, levando em consideração os interesses de cada um do grupo.
2-Quebra preconceitos,......
É mostrar para que a cricnça possa compreender as diferenças que caracteriza nossa sociedade, mostrando sempre o bom e o ruim.
3-Imprimir aos temas uma visão flexível e ampla,.......
Esse cuidado é importante porque dele depende o dinamismo do currículo e a compreensão das crianças quanto ao movimento e as transformações que caracterizam o mundo físico e social.
4-Garantir a criticidade e a criatividade.........
Alguns tema cíclicos aparecem em geral relacionados a certos rituais que podem ser aproveitados, mas que precisam ser superados a fim de evitar a cristalização de dogmas ou de valores acríticos.
5-Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos..........
Este ponto é importante para que a exploração do tema não fique limitada a experiências direta e ao senso comum, os critérios que podem ajudar a concretiza-los são os conhecimentos sobre os desenvolvimento infantil e conhecimentos sobre os próprios temas em questão.
6-Variar a duração dos temas de acordo com a sua........
Os temas podem durar uma ou mais semanas dependendo de sua abrangência e da própria situação que lhes dão origem, do envolvimento e interesse manifestado pelas crianças, é função do professor trazer situações geradoras de atividades relativas àquele tema no sentido de amplia-los simultaneamente
7-Articular as diferntes áreas do conhecimento........
O tema é fio condutor e, ele move ao mesmo tempo organiza as atividades e s conhecimentos, o planejamento curricular precisa dar conta desse dinamismo, favorecendo a ampliação daquilo que as crianças já conhecem em relação a comunicaçãoe expressão, sem fragmentar esses conhecimentos mas inversamente, integrando-os, aos se desenvolver cada tema.

PLANO DE AULA
Tema gerador:Alimento
conhecimento social:
*saber alimentos que mais gostam,
*quais tem mais vitaminas, proteinas,
*se já plantaram algum alimento.
conhecimento natural:
*se gostam mais de alimentos doces ou salgados,
*se sabem diferenciar os dois tipos,
*diferenciar o alimento cru do cozido,
conhecimento lógico- matemático:
*quantas vezes por dia elas se alimentam,
*qual refeição elas mais gostam,
*que doce mais gostam,
conhecimento lingüístico:
*se sabem diferenciar cada alimento e pronunciar corretamente,
*se tem conhecimento de como é feito, e como nasce.

Nenhum comentário: